Diretor-geral da OMS afirma que pandemia está 'longe de ter terminado' e ‘o pior ainda está por vir'
Total de infectados no mundo passa de 10 milhões
Foto: Reprodução
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta segunda-feira (29), que a pandemia provocada pelo novo coronavírus está longe do fim e que o "pior ainda está por vir". Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, no domingo, o total de infectados no mundo ultrapassou a marca de 10 milhões e 500 mil mortes.
“Todos nós queremos que isso acabe. Todos queremos continuar com nossas vidas. Mas a dura realidade é que isso não está nem perto de terminar. Embora muitos países tenham feito algum progresso globalmente, a pandemia está realmente acelerando”, pontuou Tedros.
Apesar do pessimismo, o chefe do programa de emergências da OMS, Mike Ryan, celebrou o enorme progresso na busca por uma vacina segura e eficaz para prevenir a doença, mas lembrou que ainda não há garantia de que o esforço conjunto será bem-sucedido. O Ministério da Saúde anunciou a produção de 30,4 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 em parceria com a Universidade de Oxford, com investimento de US$ 127 milhões.
A América Latina, onde o vírus chegou tardiamente, ultrapassou a Europa no total acumulado de casos. A América do Norte, no entanto, está à frente do ranking das mortes. Os Estados Unidos respondem por 25% de todos os óbitos mundiais. Em seguida vem o Brasil, com 10% dos óbitos, embora tenha menos de 3% da população mundial.