Mundo

Diretor-geral da OMS destaca necessidade de acordo pandêmico

Tedros Ghebreyesus enfatiza importância de evitar perdas futuras como as causadas pela Covid-19

Por Da Redação
Ás

Diretor-geral da OMS destaca necessidade de acordo pandêmico

Foto: Evan Shneider/ONU

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, enfatizou a urgência de um acordo pandêmico durante sua participação na Cúpula Mundial de Governos, realizada nos Emirados Árabes Unidos na segunda-feira (12).

Ghebreyesus destacou que as perdas provocadas pela pandemia de Covid-19 foram devastadoras para comunidades, países, empresas e economias em todo o mundo, ressaltando a necessidade de evitar que tais tragédias se repitam no futuro. Ele enfatizou que a preparação para futuras pandemias é crucial para proteger as futuras gerações do sofrimento vivido durante a crise atual.

O diretor-geral da OMS ressaltou que as perdas poderiam ter sido menores se um acordo pandêmico estivesse em vigor antes da atual crise, e instou os líderes globais a assumirem a liderança na elaboração de um tratado internacional sobre preparação e resposta a pandemias. No entanto, ele identificou obstáculos, como questões não resolvidas entre os países e a propagação de falsas alegações sobre o acordo, que estão dificultando os esforços em curso.

Ghebreyesus também defendeu que o acordo visa fortalecer a cooperação global em várias áreas relacionadas à saúde e enfatizou a importância de rejeitar a desigualdade, as informações falsas e a desinformação, em favor da cooperação internacional.

Durante sua intervenção, o diretor-geral da OMS também mencionou o apoio da organização para aliviar a situação em Gaza, onde foram entregues 447 toneladas de suprimentos médicos. No entanto, ele observou que o auxílio é apenas uma pequena parte das necessidades em constante crescimento na região, onde apenas 15 dos 36 hospitais estão funcionando parcial ou minimamente, devido às operações militares de Israel em resposta aos ataques do movimento Hamas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.