Saúde

Dispositivo sem fio é capaz de avaliar avanço do Parkinson

A doença atinge cerca de 8 milhões de pessoas no mundo

Por Da Redação
Ás

Dispositivo sem fio é capaz de avaliar avanço do Parkinson

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Um grupo de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e outras instituições elaborou um dispositivo doméstico sem fio que é capaz de monitorar o movimento e a velocidade de pacientes diagnosticados com Parkinson enquanto eles andam, para verificar o desenvolvimento da doença, a gravidade e a resposta de determinada pessoa à medicação.

Como mostra a última estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença de Parkinson alcança cerca de 8 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas convivem com a doença.

Os pesquisadores destacam que é comum os pacientes testarem suas habilidades motoras e funções cognitivas em consultas clínicas. Porém, esses processos podem ser interrompidos por fatores externos, como o cansaço após uma longa viagem, já que mais de 40% dos indivíduos com Parkinson moram longe de um centro urbano.

“Poder ter um aparelho em casa que pode monitorar um paciente e informar ao médico remotamente sobre a progressão da doença e a resposta à medicação do paciente, para que ele possa atendê-lo mesmo que ele não vá à clínica – agora eles têm informações reais e confiáveis ​​–, realmente contribui muito para melhorar a equidade e o acesso”, ressalta em comunicado a autora sênior da pesquisa, Dina Katabi.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário