Disque 100 e cadastro de crianças e adolescentes desaparecidos são integrados em acordo
Além disso, aplicativo e site para registro e busca de desaparecidos estão em desenvolvimento
Foto: Reprodução/ Banco de imagens
Um acordo para agilizar e modernizar informações sobre a busca por crianças e adolescentes desaparecidos no Brasil foi estabelecido dentro do Governo Federal. A medida, firmada entre os ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e da Justiça e Segurança Pública, integra os registros de denúncias no Disque 100 com o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.
Com a parceria, os ministérios integrarão as bases de dados para iniciarem a política de registro e localização de crianças e adolescentes desaparecidos.
O Ministério dirigido por Damares Alves, ficará responsável pelo compartilhamento das denúncias recepcionadas pelo canal e pela distribuição das informações aos demais órgãos de segurança pública vinculados à execução da política de desaparecidos.
A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos que integra a estrutura do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, está desenvolvendo um aplicativo e site para registro e busca de crianças e adolescentes desaparecidos.
As famílias poderão utilizar a ferramenta para denunciar o desaparecimento de crianças e adolescentes em todo o país e fornecer informações sobre o caso.
A ferramenta também poderá ser utilizada por agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Ferroviária Federal, civis e militares e dos corpos de bombeiros.