• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Diversidade e inclusão deixam de ser prioridades de empresas, diz relatório
Brasil

Diversidade e inclusão deixam de ser prioridades de empresas, diz relatório

Em 2021, percentual de importância era 32%, mas caiu para 17,9% em 2022

Por Da Redação
Ás

Diversidade e inclusão deixam de ser prioridades de empresas, diz relatório

Foto: Reprodução/Pexels

O relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2022, feito pela a consultoria global GPTW (Great Place to Work), apontou que as empresas aumentaram a preocupação com a saúde mental dos funcionários, a diversidade e a inclusão.

Em 2020, o número de pessoas que afirmaram que as empresas tinham diversidade e inclusão como um aspecto importante era 30%. Em 2021, subiu para 32%, mas neste ano caiu para 17,9%. 

Entre os desafios citados, o engajamento na liderança foi apontado como o maior, seguido de processos de recrutamento e seleção mais inclusivos. De acordo com CEO da Mais Diversidade, Ricado Sales, à CNN, nunca se ouviu tanto falar sobre o tema. 

“Nunca se falou tanto sobre diversidade e inclusão. O desafio é ir além do discurso e transformar as intenções em medidas efetivas, concretas e mensuráveis”, avalia.

O relatório confirma que, apesar de a maioria dos colaboradores ter respondido que diversidade e inclusão são pautas estratégicas para a organização em que trabalham, pouco mais de 12% dizem que a empresa tem maturidade no tema. “Diversidade é como um músculo que precisa ser trabalhado diariamente. Do contrário, fica flácido”, completa.

O levantamento foi feito com 2.654 pessoas, tanto da área de recursos humanos quanto em cargos de liderança. Do total de entrevistados, 97,2% afirmaram que a saúde mental é relevante para a gestão de pessoas na empresa. 

Ainda, 80% afirmam que o tema passou a ser mais discutido depois da pandemia de Covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário