Djamila Ribeiro toma posse na Academia Paulista de Letras
A escritora e filósofa assumiu a cadeira 28 da instituição, que pertencia à Lygia Fagundes Telles, morta em abril deste ano
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A escritora e filósofa Djamila Ribeiro foi empossada, na noite dessa quinta-feira (1º), como acadêmica na Academia Paulista de Letras. Ela assumiu a cadeira 28 da instituição, que pertencia à escritora Lygia Fagundes Telles, morta em abril deste ano.
"Cheguei para ser empossada como acadêmica na Academia Paulista de Letras na cadeira número 28, sucedendo a inesquecível Lygia Fagundes Telles. É uma noite histórica na minha vida e escolhi um look muito especial", escreveu em seu Instagram.
Estiveram presentes na cerimônia o desenhista Mauricio de Sousa, o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, e sua mulher, a professora, Mary Lafer. Além do babalorixá e antropólogo Pai Rodney William, o ex-presidente Michel Temer (MDB) e a escritora Maria Adelaide Amaral.
Djamila é mestre em filosofia política pela Unifesp e professora da PUC-SP. Ela também é autora de livros como, “O Que é Lugar de Fala?”, “Quem Tem Medo do Feminismo Negro?” e “Pequeno Manual Antirracista”, que já venderam mais de 500 mil exemplares.