Coronavírus

Doadores de sangue recém vacinados contra covid-19, devem aguardar até 7 dias para doar

O voluntário deve ficar de 48 horas a sete dias sem doar, dependendo do tipo da vacina tomada

Por Da Redação
Ás

Doadores de sangue recém vacinados contra covid-19, devem aguardar até 7 dias para doar

Foto: Ascom da Hemoba

Quem for vacinado contra a covid-19, deve manter um prazo de até 7 dias para poder doar sangue. Por isso, a Fundação Hemoba está convidando os baianos para antes de ir se vacinar, fazer a doação. 

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, o voluntário deve ficar de 48 horas a sete dias sem doar, dependendo do tipo da vacina tomada.

De acordo com a nota técnica, publicada na quarta-feira (3), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a inaptidão temporária para doação de sangue deve ser aplicada por 48 horas após cada dose da vacina baseada em vírus inativado, como a da fabricante Sinovac/Butantan e Covaxin/Bharat Biotech, e sete dias após cada dose das demais fabricantes que utilizam vetores virais, RNA mensageiro (mRNA) ou DNA, como as da Astrazeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz, e Sputnik V, produzida na Rússia.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.