Brasil

DOC e TEC são encerrados nesta segunda (15); entenda

Baixa popularidade após criação do PIX é principal motivo para extinção da modalidade

Por Da Redação
Ás

DOC e TEC são encerrados nesta segunda (15); entenda

Foto: Ono Kosuki/Pexels

O fim de uma era. Hoje (15) é o último dia para realizar transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC), modalidade criada em 1985. A partir de terça (16), os serviços estarão indisponíveis para usuários que desejam realizar repasses financeiros. 

Além do DOC, as instituições financeiras também deixarão de oferecer a Transferência Especial de Crédito (TEC), que são operações realizadas exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que a extinção das duas modalidades se dá pela baixa popularidade, já que elas vinham sendo cada vez menos utilizadas nos últimos anos, principalmente depois do lançamento do PIX, em novembro de 2020.

“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, diz Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban.

Um levantamento da instituição mostra que o DOC não ficou nem entre os cinco principais meios de pagamento usados em 2023. A preferência foi pelo PIX, seguido do cartão de crédito e do cartão de débito.

Cronograma

Apesar do uso das modalidades estar sendo encerrado nesta segunda-feira (15), é possível realizar o agendamento de DOCs até o dia 29 de fevereiro. Veja o cronograma a seguir:

  • As ofertas dos serviços de transferências via DOC ou TEC aos clientes pode acontecer até às 22h desta segunda-feira (15);
  • Dentro do prazo, os clientes podem agendar o envio do DOC ou TEC para até 29 de fevereiro de 2024;
  • Os bancos encerrarão os sistemas de recebimento e processamento de DOC e TEC no próprio dia 29 de fevereiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário