Documentário que homenageia o cineasta Roque Araújo é lançado neste domingo (27)
Produção estreia às 20h no YouTube; obra faz um clamor pela preservação da memória do cinema
Foto: Reprodução/Jamile Coelho
O documentário “Roque Araújo – Preservação e memória”, dirigido por Alexsandro Venas, será lançado neste domingo (27), com exibição às 20h no YouTube. A obra apresenta apresenta um dos cineastas remanescentes do Cinema Novo, que começou a carreira como eletricista do longa-metragem “Redenção” de Roberto Pires.
Ao longo dos anos, Roque Araújo criou duas unidades do seu Museu do cinema, localizadas nas cidades de Cachoeira e Porto Seguro. Elas contam com acervo de 1.900 e 1.300 peças respectivamente. Entretanto, ainda não foi possível viabilizar a criação de uma unidade em Salvador, para a qual possui guardado um acervo de mais de 4.000 peças que incluem maquinário e equipamentos de diversas épocas do cinema, não só brasileiro, mas também mundial.
Por isso, o documentário serve também como um clamor pela preservação da memória do cinema e de toda a história vivida pelo abnegado artista, nascido em Salvador, que tem como desejo proporcionar a seus conterrâneos a possibilidade de conhecer a história sétima arte.
O projeto do documentário possui apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.