• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Documentário sobre a primeira médica negra do Brasil será lançado no Festival Internacional de Curitiba
Cultura

Documentário sobre a primeira médica negra do Brasil será lançado no Festival Internacional de Curitiba

O documentério contára a vida de Maria Odília Teixeira, primeira médica negra do país

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Documentário sobre a primeira médica negra do Brasil será lançado no Festival Internacional de Curitiba

Foto: Divulgação

Um documentário nomeado de "Quem é essa mulher?", será apresentado pelo Ministério da Cultura e Drogaria SP, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Bayer. O projeto é resultado de uma parceria entre a Maré Produções e a cineasta soteropolitana Mariana Jaspe, será lançado nos próximos dias 15 e 16 de junho na Mostra Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba.

O documentério contára a vida de Maria Odília Teixeira, primeira médica negra do país. O filme é um road movie filmado na Bahia, apresentando a jornada de uma figura histórica como elemento central da narrativa. Além disso, a história de Odília será contada através do olhar de Mayara Santos, mulher negra, nascida da periferia de Salvador e mestra em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mayara desvenda a vida de  Maria Odília, nascida em São Félix do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, dez anos antes da abolição, filha de um homem branco, proveniente de uma família rica e tradicional, com uma mulher negra, filha de uma ex-escravizada.

A diretora Mariana Jaspe, soteropolitana, ganhadora do Kikito de Melhor Direção no Festival de Gramado, em 2023, enfativa a importância da imersão na história de Odília, a fim de desconstruir uma historiografia colonizada para a "construção de algo nosso, brasileiro, do nosso povo. Meu desejo é que o filme, e todas as interseções entre as vidas das nossas protagonistas, ajude a traçar um retrato complexo e profundo de personagens históricos negros, com suas diversas camadas e vivências, oferecendo à contemporaneidade novas perspectivas e possibilidades.”, explicou ela. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário