Michel Telles

Documentário sobre vitórias de mulheres negras estreia em novembro!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Documentário sobre vitórias de mulheres negras estreia em novembro!

Foto: Divulgação Assessoria

No próximo dia 13, será o lançamento nacional do documentário “Quando Elas se Movimentam”, da cineasta Susanna Lira, que tem a carreira dedicada a filmes sobre gênero e direitos humanos. Seu trabalho mais recente é Fernanda Young: Foge-me ao Controle.A obra faz parte das celebrações dos 200 anos do Senado brasileiro. 

No filme, a diretora conta a história de três mulheres negras, a juíza Antônia Faleiros, a atriz Luana Xavier e a pedagoga Angélica Silva, e de como normas aprovadas pelo Congresso Nacional, como a Constituição de 1988, a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Igualdade Racial e a Lei de Cotas, entre outras, trouxeram conquistas e reafirmaram direitos das personagens.

“A gente mostra no filme como é difícil aprovar uma lei. Essas projeções significam as lutas, os debates que a gente vê em torno dessa aprovação, o quanto ela é importante. Precisamos inspirar as mulheres. Quando a gente escolhe perfis diferentes, uma atriz do Rio de Janeiro, uma juíza da Bahia e uma pedagoga quilombola do interior do Rio Grande do Sul, mostramos mulheres que não necessariamente vieram da pobreza. A representatividade é muito importante para elas”, aponta Susanna. 

Quem também participa deste projeto é o motion designer e VJ, JotaP, que ficou responsável pelas projeções que são exibidas na obra. “Cada imagem e movimento projetado foi pensado para dialogar com as histórias da Antônia Faleiros, da Luana Xavier e da Angélica Silva, para amplificar o impacto emocional e a profundidade das conquistas delas. Para isso, busquei,  através das minhas projeções, criar uma linguagem visual que destacasse a beleza, a força e a resiliência dessas mulheres, e que também provocasse uma reflexão sobre a importância dessas leis e direitos que elas agora reivindicam. É um orgulho enorme fazer parte desse projeto", afirma o artista que tem mais de 20 anos de experiência no audiovisual.

O trabalho de JotaP é reconhecido no Brasil e América Latina por seus conteúdos videográficos para Anitta, Xuxa, Rio Innovation Week, Rock in Rio, Tropkillaz, Toni Garrido e Gabriel O Pensador, além de ter atuado como Music Director em grandes eventos como Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016, SLS (Street League Skateboarding) e NBA.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário