• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Documento da Abin revela atuação de Agência dos EUA no Brasil, diz site

Documento da Abin revela atuação de Agência dos EUA no Brasil, diz site

Segundo a Abin, a Usaid bancou ONGs de 'posicionamento conflitante' com interesses do Brasil na Amazônia

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Documento da Abin revela atuação de Agência dos EUA no Brasil, diz site

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Após o presidente Donald Trump anunciar o fechamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), foi revelado que ela financiava políticas de esquerda no mundo inteiro. A informação foi divulgada pelo site Revista Oeste. 

Segundo informações da "caixa-preta" da agência, era utilizado o pretexto de apoiar medidas contra a fome e em prol de vacinas em países pobres, incluindo o Brasil.

Tais atividades chamaram a atenção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que, em 2012, realizou um conjunto de relatório sobre o caso.

Ainda de acordo com a Revista, a agência constatou que a Usaid se infiltrou no Estado do Amazonas para financiar organizações "que adotam posicionamentos conflitantes com interesses do governo brasileiro na região, além de desenvolver ações que configuram tentativas de interferência externa".

O documento da Abin cita ao menos seis ONGs, sendo elas:

- Kanindé - Associação de Defesa Etnoambiental;
- Instituto Internacional de Educação no Brasil (IEB);
- Equipe de Conservação da Amazônia;
- Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon);
- Instituto Floresta Tropical;
- Instituto de Pesquisas Ecológicas.

De acordo com a Abin, em 2010, a Kanindé e o IEB instigaram indígenas a impedir a pavimentação da BR-317, que liga o Acre à Interoceânica. As manifestações só foram interrompidas após um acordo entre o governo do estado e os financiadores, intermediados pelas ONGs.

O relatório feito pela Abin ainda menciona um monitoramento da Amazônia, realizado via satélite, pelo Imazon, alimentado com recursos da Usaid. "Com financiamento estadunidense, o Imazon vem monitorando o espaço geográfico brasileiro. O sensoriamento remoto é feito por meio de satélites do projeto Landsat, pertencentes aos EUA", diz o documento.

A Abin conclui afirmando que "no que diz respeito ao Estado do Amazonas, a atuação das ONGs nacionais que recebem financiamentos da Usaid, norteada por objetivos de política externa do governo dos EUA, configura tentativa de interferência externa em assuntos nacionais". "Tais ONGs buscam influenciar organizações indígenas e povos tradicionais no sentido contrário ao da construção de obras de infraestrutura projetadas pelo governo brasileiro para a região."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário