Dois deportados dos EUA são presos pela PF ao pousarem no Brasil
Voo com 101 deportados dos Estados Unidos pousou em Fortaleza nesta sexta

Foto: Reprodução/ TV Verdes Mares
A Polícia Federal (PF) prendeu dois brasileiros que tinham sido deportados dos Estados Unidos e pousaram nesta sexta-feira (21) na cidade de Fortaleza, no Ceará.
Um dos detidos tinha um mandado de prisão em aberto por roubo, e o outro estava na Difusão Vermelha da Interpol por agenciamento de imigração.
O voo pousou às 10h30 desta sexta e 101 brasileiros estavam a bordo. Este foi o terceiro avião de deportados chegar ao Brasil.
Segundo o governo federal, um grupo do Ministério dos Direitos Humanos (MDH) recebeu os brasileiros para assegurar um “atendimento humanizado”. Para aqueles que quiserem seguir para Belo Horizonte (MG) serão levados em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).
Este foi o terceiro voo com deportados brasileiros dos Estados Unidos que chega ao Brasil em 2025. Até agora, 199 brasileiros já regressaram ao país por encontram-se no contexto de imigração ilegal – sem documentação formal para morar no país –, sendo 88 no primeiro voo e 111 no segundo.
No primeiro voo, as autoridades brasileiras foram pegas de surpresas com passageiros desembarcando algemados, além de relatos de abusos e circunstâncias precárias enfrentadas pelos deportados.
O Ministério dos Direitos Humanos declarou que o Aeroporto Internacional de Fortaleza abrigará estrutura que permita acesso à água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiro para a recepção dos imigrantes.
Ainda, uma equipe de assistentes sociais e psicólogos esteve no local para receber os brasileiros e dar suporte para direcionamento de serviços de documentação e regularização migratória.