• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Dois dias após Estados Unidos, Israel anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Dois dias após Estados Unidos, Israel anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, afirmou que a saía foi decidida por conta de um "viés institucional" contra Israel

Por Da Redação
Ás

Dois dias após Estados Unidos, Israel anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Foto: UN Photo/Rick Bajornas

Seguindo os passos dos Estados Unidos, Israel anunciou, nesta quinta-feira (6), a saída do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, a decisão foi tomada por conta de um "viés institucional" do conselho contra o país.

"A decisão foi tomada à luz do contínuo e implacável viés institucional contra Israel no Conselho de Direitos Humanos, que persiste desde sua criação em 2006", declarou Israel Katz.

A saída de Israel do CDH acompanha a saída dos Estados Unidos, assinada oficialmente pelo presidente Donald Trump na última terça-feira (4).

A relatora especial da ONU, Francesca Albanese, classificou a saída de Israel do conselho como "extremamente grave". "Isso demonstra arrogância e falta de reconhecimento do que eles [Israel] fizeram. Insistem em sua própria retidão, como se não tivessem nada pelo que prestar contas, e estão provando isso para toda a comunidade internacional", afirmou.

Francesca ainda disse temer que "o genocídio de Israel contra os palestinos se expanda" para outros locais, além de se intensificar no território da Cisjordânia.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU foi criado em 2006, com o objetivo de promover tópicos como a liberdade de expressão, liberdade de crença, de associação e movimento, de direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIAP+. É de responsabilidade do órgão, também, investigar alegações de violações de estados-membros. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário