Dois geoparques do Brasil são escolhidos para lista global da Unesco
Foram escolhidos o Geoparque Global Seridó e o Geoparque Global Caminhos dos Cânions do Sul
Foto: Getson Luís, Seridó Unesco
O Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, aprovou a nomeação de oito novos Geoparques Globais, ampliando o número de locais que participam da Rede Global de Geoparques para 177 em 46 países.
A partir da aprovação, o Brasil ganhou duas designações: a região de Seridó, área de 2.800 km² no semiárido nordestino, e os Caminhos dos Cânions do Sul, no sul do Brasil, que abrange 2.830,8 km².
O 'Geoparque Global Seridó' abriga mais de 120 mil habitantes, incluindo comunidades como os quilombolas, que mantêm viva a memória de seus ancestrais escravizados da África para preservar sua cultura por meio de práticas tradicionais, museus e centros culturais.
De acordo com a Unesco, o local possui 600 milhões de anos da história da Terra e abriga uma das maiores mineralizações de scheelita da América do Sul, um importante minério de tungstênio, além de fluxos de basalto decorrentes da atividade vulcânica durante as Eras Mesozóica e Cenozóica.
Já o Geoparque Global Caminhos dos Cânions do Sul abriga mais de 74 mil habitantes. A região é caracterizada pela Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ricos do planeta em termos de biodiversidade.
Os habitantes pré-colombianos da área costumavam se abrigar em paleotocas (cavidades subterrâneas escavadas por extinta megafauna paleovertebrada como a preguiça gigante) cujos numerosos vestígios ainda são visíveis no geoparque.
Segundo órgão, Luxemburgo e Suécia integram a lista com sítios naturais. Entretanto, Ásia, África e região árabe ficaram de fora da lista devido às restrições causadas pela pandemia da Covid-19.
Os outros seis integrantes da nova lista da Unesco ficam na Europa. Entre eles estão: O Salpausselkä, na Finlândia, na parte mais meridional do Lakeland finlandês; O Ries, com a maior parte no estado da Baviera, na Alemanha; Ao sul do continente, na Grécia Ocidental, o Geoparque Mundial da Cefalônia; O geoparque rural Mëllerdall, no leste de Luxemburgo; O geoparque Buzau Land, localizado no território montanhoso da Romênia; Além do geoparque Platabergens, localizado no oeste da Suécia.