Dois ônibus com capacidade para quase 150 passageiros iniciam operação no BRT de Salvador
Veículos têm 18 metros e são os primeiros do tipo a entrar circular na capital baiana
Foto: Valter Pontes/ Secom
Dois ônibus articulados com capacidade para quase 150 passageiros foram inseridos na frota do BRT de Salvador nesta segunda-feira (30). Os veículos têm 18 metros e são os primeiros do tipo a entrar em operação no sistema.
A entrega foi feita pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, e foi realizada na Estação Vale das Pedrinhas do BRT. A previsão é que mais ônibus sejam inseridos na frota em janeiro.
“São ônibus de 18 metros, com capacidade para quase 150 passageiros. Já entram em operação hoje. Então hoje já vão entrar em operação na linha Lapa-Rodoviária. Vamos receber no mês de janeiro mais 49 ônibus de 15 metros e mais 55 ônibus convencionais. Com isso, no início de janeiro, nós vamos chegar a um percentual da frota com 42% de ônibus novos e com ar condicionado”, afirmou o prefeito.
Segundo Bruno Reis, a Prefeitura está em processo de aquisição de mais 300 ônibus convencionais com ar condicionado e tecnologia sustentável Euro 6, e outros 90 veículos elétricos.
“Com isso, nós vamos passar de 60% da frota com ar-condicionado já no ano que vem. Quando a gente soma o compromisso que há das operadoras, em TAC firmado com o Ministério Público para a renovação da frota, nós vamos honrar o nosso compromisso de chegar a 100% da frota de Salvador com ar-condicionado e dar um passo importante para trazer melhorias para o transporte público da cidade”, completou.
Os novos ônibus articulados que foram entregues vão operar na B5, que está em fase de operação assistida e conecta a estação Rodoviária à Lapa.