Mundo

Donald Trump não cumprimenta Nancy Pelosi e esta rasga seu discurso

Trump mira reeleição em discurso anual sobre o Estado da União

Por Da Redação
Ás

Donald Trump não cumprimenta Nancy Pelosi e esta rasga seu discurso

Foto: Reprodução / MANDEL NGAN / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu o título de “O grande retorno americano” à fala que transmitiu no tradicional balanço anual, proferido na noite desta terça-feira (4) em Washington, em clima de forte oposição entre os dois partidos. O clima de animosidade ficou explícito. No início, o presidente se recusou a apertar a mão da presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi; no fim, a líder democrata rasgou cópia do discurso do republicano.

O evento contou com a presença do líder da oposição da Venezuela, Juan Guaidó, como convidado. Em lógica de campanha, mirou a classe trabalhadora, e lançou um novo slogan — “o boom do colarinho azul”.

“Há três anos, lançamos o grande retorno americano. Hoje à noite, compartilho os incríveis resultados. Os empregos estão explodindo, os salários estão cada vez mais altos, a pobreza está despencando, o crime está caindo, a confiança está crescendo, e nosso país está prosperando e é altamente respeitado de novo”, afirmou, na abertura. — O estado de nossa União é mais forte do que nunca!

A atmosfera na Câmara dos Deputados, onde o Congresso se reuniu em sessão conjunta, ao lado de outros convidados, foi comparada por muitos analistas ao dos comícios de Trump — à exceção de que não havia só apoiadores, mas também democratas. Cada frase do presidente era interrompida por aplausos calorosos da bancada republicana, que também gritou “mais quatro anos!”.

A presidente da Câmara dos Deputados, enquanto isso, rasgou o discurso de Trump, em seu encerramento, em uma cena muito repetida na televisão e comentada nas redes sociais. Pelosi — que, assim como todas as mulheres da sua bancada, vestia branco, em referência às sufragistas, que, há 100 anos, conquistaram o dinheiro ao voto para as mulheres — vingava-se de Trump, que, fiel ao seu estilo, já em sua chegada, e, antes de falar, recusou-se a apertar a mão da deputada. Perguntada depois da fala sobre o que a fez rasgar o discurso, Pelosi disse que era "a coisa gentil a fazer, considerando a alternativa".


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário