Donald Trump parabeniza Papa Leão XIV e diz aguardar 'ansiosamente' o encontro
Presidente dos EUA já chegou a ser criticado por dizer que queria suceder o papa Francisco

Foto: Divulgação/Casa Branca | Reprodução/Vatican News
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou na tarde desta quarta-feira (8), em publicação nas redes sociais, o norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, eleito como o 267º papa da Igreja Católica Apostólica Romana. O republicano disse estar “aguardando ansiosamente” para encontrar o religioso que sucedeu o papa Francisco, além de demonstrar alegria pelo fato de o escolhido ser o primeiro do país.
“Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Aguardo ansiosamente o encontro com o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo”, escreveu o presidente.
Leão XIV é o nome escolhido pelo Santo Padre. O anúncio foi feito no início desta tarde, pouco mais de uma hora após o sinal da fumaça branca na chaminé da Capela Sistina, pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
Críticas de fiéis da Igreja
A poucos dias do conclave que escolheu o novo papa, Trump foi alvo de críticas nas redes sociais por publicar uma imagem feita por inteligência artificial (IA) em que aparece vestido como o pontífice.
Após as críticas, Trump disse, na última segunda-feira (5), que "não teve nada a ver" com a imagem postada pela Casa Branca. Além disso, o republicano também foi criticado por ter chegado a dizer a jornalistas que queria ocupar o cargo mais importante da Igreja Católica.