• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Dos 417 municípios da BA, apenas 43 têm aterro sanitário para destinar lixo

Dos 417 municípios da BA, apenas 43 têm aterro sanitário para destinar lixo

Há nove anos, lei federal estabeleceu prazos para as cidades acabarem com os lixões a céu aberto, mas cidades baianas têm dificuldade para cumprir determinação.

Por Da Redação
Ás

Dos 417 municípios da BA, apenas 43 têm aterro sanitário para destinar lixo

Foto: Reprodução

Uma pesquisa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) revela que só 43 cidades baianas têm aterro sanitário, o destino mais adequado para as mais de treze mil toneladas de lixo produzidos por dia. Há nove anos, a lei federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabeleceu prazos para os municípios acabarem com os lixões a céu aberto, mas as cidades têm dificuldade para cumprir determinação.

A lei estabeleceu prazos para as cidades instalarem aterros sanitários. Para capitais e municípios das regiões metropolitanas, o prazo era 31 de julho de 2018. Cidades com mais de 100 mil habitantes têm até o dia 31 de julho deste ano. Já as cidades que têm entre 50 e 100 mil habitantes têm até 31 de julho de 2020. O prazo para os municípios com menos de 50 mil habitantes é 31 de julho de 2021. Porém, mesmo com prazos alongados, muitos municípios dizem que não conseguem se organizar para se adequarem à lei.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário