Downloads do TikTok podem ser restritos nos EUA neste domingo
Presidente dos EUA, Donald Trump, alega questões de segurança nacional
Foto: Getty Images
Os Estados Unidos pretendem proibir a partir da noite deste domingo (27), o download do aplicativo de vídeos TikTok por questões de segurança nacional. Segundo o presidente norte-americano, Donald Trump, os aplicativos TikTok e WeChat serão banidos caso não sejam repassados a empresas americanas. Porém, a decisão pode ser barrada por uma decisão judicial, que atende a um pedido da dona do aplicativo, a chinesa ByteDance.
Ainda neste domingo (27), deve acontecer uma audiência sobre a proibição do TikTok, que já seria proibido nos EUA na semana passada. Porém, com os avanços nas negociações para a venda do aplicativo de vídeos e uma ação judicial de usuários do mensageiro impediram as proibições. Com isso, o TikTok ganhou uma semana extra nas lojas de aplicativos por iniciativa do Departamento do Comércio dos EUA, que citou "desenvolvimentos positivos recentes" nas negociações sobre o destino de suas operações nos EUA. A ByteDance tem negociações avançadas com as americanas Oracle e Walmart para a criação de uma empresa norte-americana chamada TikTok Global.
Na última sexta-feira (25), Trump se recusou a conceder ao aplicativo um novo prazo para transferir o controle para empresas norte-americanas, de acordo com documentos enviados à Justiça. Atualmente, o TikTok tem cerca de 100 milhões de usuários nos EUA e, o WeChat, 19 milhões. Essa é a primeira vez que o país anuncia a proibição de aplicativos.