Brasil

DPU recomenda à ANS suspensão dos reajustes nos planos de saúde

Caso a recomendação não seja acatada, ANS poderá adotar medidas judiciais

Por Da Redação
Ás

DPU recomenda à ANS suspensão dos reajustes nos planos de saúde

Foto: Reprodução

Em resposta a ofício enviado pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), a Defensoria Pública da União (DPU) fez uma série de recomendações à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para que revogue o reajuste das mensalidades das operadoras de planos privados de saúde.

A recomendação sugere à ANS a suspensão dos reajustes dos planos de saúde em 2021, as cobranças retroativas dos reajustes referentes a 2020 no corrente ano, com imediato ressarcimento dos valores que tenham sido eventualmente cobrados dos beneficiários a título de reajuste em 2020, e a retomada da discussão sobre a necessidade e percentual de reajuste dos planos de saúde em 2020, respeitando a ampla participação social, sobretudo das Defensorias Públicas, e das entidades de representação e defesa dos direitos dos consumidores.

O documento produzido pela DPU é uma recomendação, ou seja, não tem a obrigação de ser seguida pela ANS, porém a Defensoria advertiu a agência de que, caso a recomendação não seja acatada em até 5 dias, o órgão poderá adotar medidas judiciais. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário