Dragão azul é encontrado em praia de SP e chama atenção dos banhistas
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o animal azul encalhado na faixa de areia
Foto: Divulgação
Um pequeno molusco azul, conhecido como dragão azul (Glaucus atlanticus), foi encontrado na praia de Riviera de São Lourenço, no litoral de São Paulo, e chamou a atenção dos banhistas. Em imagens divulgadas nas redes sociais, o animal aparece encalhado em uma faixa de areia na última terça-feira (7). O dragão azul não é venenoso, segundo os especialistas, mas tende a soltar uma toxina que pode queimar a pele de quem tocá-lo.
A arquiteta Dalma Mesquita Ferreira disse nesta quarta-feira (8), em entrevista ao G1, que encontrou o animal em um dia frio, quando ela estava andando pelo local com uma sacolinha plástica para recolher o lixo. O percurso ocorreu até que ela percebeu algo azul, de cor intensa, na areia, e decidiu se aproximar.
“Quando eu cheguei perto e vi que aquilo se mexia, a minha primeira reação foi verificar se a onda estava chegando para levar embora”, explica. Antes do animal ser levado, ela registrou o momento e enviou ao filho, que explicou que se tratava de um dragão azul. Segundo ela, no dia do encontro o mar estava com ressaca, o que contribuiu para que o molusco fosse localizado no litoral paulista.
A mestranda pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP) em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade, Gemany Caetano, explicou ao G1 que o animal não é raro, mas que sua aparição é, apesar dele ser encontrado em mares tropicais como o do Brasil, Austrália e de países do continente africano.