Droga 100 vezes mais forte que maconha pode ter causado mortes no Complexo Penitenciário da Mata Escura
Na manhã de terça-feira (24), dois detentos foram encontrados mortos na cela
Foto: Reprodução/ Maiana Belo/G1 BA
A droga K9, que pode ter causado a morte de dois detentos no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador, é até 100 vezes mais potente que a maconha. Os presos morreram por overdose na manhã de terça-feira (24) e três outros detentos que estavam na mesma cela passaram mal, segundo informações da penitenciária.
O K9 é uma droga sintética desenvolvida para imitar os efeitos do THC, substância presente na maconha, mas com uma potência maior. Ela é produzida a partir de plantas pulverizadas com produtos químicos que atuam diretamente nos receptores de canabinoides no cérebro.
Essa composição faz com que a droga possa causar efeitos graves, como alucinações, paranoia, ansiedade, taquicardia, convulsões e até a morte. Conhecida como “droga zumbi”, o K9 também provoca um estado de alienação e agressividade nos usuários.
De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais da Bahia (SINPPSPEB), essa é a primeira vez que essa droga é encontrada em presídios do estado.
No entanto, o caso registrado no Complexo Penitenciário de Mata Escura preocupa as autoridades não apenas pela alta potência da substância, mas também pelo baixo custo, podendo ser comercializada por menos de R$ 10.