• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Duas alpinistas são resgatadas após ficarem presas por três noites sem comida e equipamentos a 6 mil metros
Mundo

Duas alpinistas são resgatadas após ficarem presas por três noites sem comida e equipamentos a 6 mil metros

As duas mulheres ficaram presas em uma montanha do Himalaia após perderem seus equipamentos e mantimentos, segundo autoridades indianas.

Por Da Redação
Ás

Duas alpinistas são resgatadas após ficarem presas por três noites sem comida e equipamentos a 6 mil metros

Foto: Reprodução/Força Aérea Indiana

Duas alpinistas foram resgatadas de uma montanha no Himalaia, cordilheira na Ásia, no domingo (6), após perderem seus equipamentos essenciais para escalada e ficarem presas por três noites a quase 6.000 metros de altitude, segundo as autoridades indianas.

As mulheres foram identificadas como Michelle Dvorak, alpinista americana, e Fay Manners, alpinista britânica. Na quinta-feira (3), elas utilizaram um pager, que trata-se de um dispositivo eletrônico usado para contactar pessoas através de uma rede de telecomunicações, para alertar que estavam presas na montanha Chaukhamba III, após uma pedra romper a corda que usavam para puxar a bagagem, fazendo com que a bagagem caísse em um desfiladeiro.

Com a queda da bagagem, as mulheres perderam alimentos e equipamentos essenciais para a escalada, "Sem esses itens, elas não podiam nem subir nem descer", afirmou o governo de Uttarakhand, estado indiano. Elas estavam presas a uma altura de cerca de 6.015 metros, quase 3 vezes maior que o Pico do Barbado, ponto mais alto da região Nordeste localizado na Chapada Diamantina. Permanecer a essa altura da montanha por muito tempo traz prejuízos a saúde , o ar é rarefeito, o corpo começa a se deteriorar e a sobrevivência a longo prazo é impossível, de acordo com cientistas.

A Força Aérea indiana iniciou o resgate na sexta-feira (4), enviando dois helicópteros ao local, mas não conseguiu localizar as mulheres. Ao mesmo tempo, começaram a preparar o envio de alpinistas para auxiliar no resgate. A Federação de Montanhismo também se integrou ao caso e entrou em contato com uma equipe de escalada francesa que já estava na montanha e conseguiu alcança-las na noite de sábado, declarou o governo de Uttarakhand.

As autoridades indianas receberam as coordenadas dos cinco alpinistas franceses e iniciaram outra tentativa de resgate por helicóptero na manhã de domingo (6). Os socorristas conseguiram localizar e resgatar as mulheres em segurança.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário