• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Duas novas espécies de dinossauros saurópodes são descobertas por cientistas do Brasil e da China
Brasil

Duas novas espécies de dinossauros saurópodes são descobertas por cientistas do Brasil e da China

Os herbívoros de pescoço comprido tinham pelo menos 15 metros de altura

Por Da Redação
Ás

Duas novas espécies de dinossauros saurópodes são descobertas por cientistas do Brasil e da China

Foto: Reprodução

Um grupo de cientistas brasileiros e chineses descobriram duas novas espécies de dinossauros saurópodes. O estudo foi publicado nesta quinta-feira (12), na revista Scientific Reports, e foi feito a partir de fósseis encontrados na província autônoma de Xinjiang, no noroeste da China. Nessa região, há rochas de 120 milhões de anos. Os herbívoros de pescoço comprido tinham pelo menos 15 metros de altura. 

Uma das espécies foi chamada de Silutitan sinensis. O nome da nova espécie é uma combinação da palavra “silu”, que significa Rota da Seda em mandarim, e “titan”, uma alusão aos titãs gregos. Foram achadas várias vértebras cervicais médias e posteriores articuladas.

A segunda espécie, Hamititan xinjiangensis, foi descrita com base em uma sequência de vértebras caudais anteriores articuladas. Elas são típicas de um grupo denominado de Titanosauridae. Costuma ser raro na Ásia e mais comum na América do Sul, inclusive no Brasil. A espécie foi batizada com a junção do nome da localidade, onde os fósseis foram achados, Hami, e, mais uma vez, o termo “titan”.

Neste mesmo sítio, já haviam sido descobertos diverssos fósseis do pterossauro Hamipterus tianshanensis. Os achados incluíram ovos e embriões em excelente estágio de preservação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário