Duas universidades baianas atingem nota máxima em índice de avaliação de cursos do Inep
Instituições são avaliadas em uma escala de 1 a 5, sendo as notas mais altas um reflexo da qualidade

Foto: Reprodução / UFBA / Senai Cimatec
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Senai CIMATEC conseguiram a nota máxima na classificação geral do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2023, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última sexta-feira (11). O indicador aponta a qualidade do ensino superior no Brasil.
O IGC avalia as instituições em uma escala de 1 a 5, sendo as notas mais altas um reflexo da boa qualidade no ensino. O indicador oferece um panorama da qualidade da instituição e não análise por cursos de graduação ou pós-graduação individualmente.
Embora nem a UFBA e nem o Senai CIMATEC estejam entre as melhores do país, a mais bem classificada foi a Universidade de Brasília (UnB) com uma classificação contínua de 4,29/5, pontuando a UnB em 1° lugar. Com esse número é preciso explicar que o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) apresenta-se de duas maneiras.
São elas, o IGC contínuo e o IGC em faixas. O IGC contínuo é o valor numérico preciso, resultado do cálculo que pondera a qualidade da graduação (CPC) e da pós-graduação (Capes) pelo número de matrículas. Ele oferece uma avaliação detalhada da instituição, dessa forma as notas ficam mais detalhadas.
Em contraste, o IGC geral simplifica essa informação, convertendo o valor contínuo em uma escala de 1 a 5. Essa categorização facilita a comparação entre universidades e é frequentemente utilizada para fins de regulação e avaliação mais geral da qualidade do ensino superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) — 4,188 (nota 5);
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAI CIMATEC (SENAI CIMATEC) — 4,054 (Nota 5);
Ficaram com nota 4 na classificação geral:
3. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (Uesc) — 3,66
4. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS) — 3,575
5. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (Uesb) — 3,547
6. FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA (FADBA) — 3,532
7. UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFSB) — 3,515
8. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB) — 3,469
9. ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP) — 3,379
10. CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE) — 3,348