Durante 1º debate presidencial, Biden ataca Trump, que cobra desculpas: 'otário e perdedor'
Encontro, ocorrido na noite de quinta-feira (27), marca a primeira vez que presidente e ex-presidente ficam cara a cara em um debate nos EUA
Foto: Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou o ex-presidente do país, Donald Trump, de "otário" e "perdedor" ao acusar o republicano de menosprezar veteranos e membros das Forças Armadas.
“Meu filho não era um perdedor, não era um otário. Você é o otário, você é o perdedor”, disse Biden a Trump, que negou ter usado essas palavras para descrever as tropas norte-americanas.
Segundo Biden, o ex-presidente se recusou a visitar um cemitério com mortos de guerra e os chamou de "perdedores" e "otários" na ocasião.
Após a fala do presidente, Trump exigiu que ele pedisse desculpas. “Primeiro de tudo, essa foi uma citação inventada. Otários e perdedores. Quem diria [isso]? Ele [Biden] deveria se desculpar comigo agora mesmo”, afirmou.
Debate
O encontro desta quinta marca a primeira vez que um presidente e um ex-presidente ficaram cara a cara em um debate eleitoral nos EUA.
Os assuntos mais comentados durante o debate foram as guerras no Oriente Médio e as questões envolvendo imigrantes e políticas econômicas.
Trump focou nos pontos fracos da administração de Biden, como os períodos de alta inflação. Já Biden apostou em pontos sensíveis da administração Trump, entre 2017 e 2020, como a pandemia de Covid-19.
Em uma pesquisa realizada após o debate, 67% dos espectadores afirmaram que Trump teve um desempenho melhor que Biden. O resultado é uma mudança em relação a 2020, quando Biden foi visto pelos observadores do debate como tendo um desempenho superior a Trump em seus debates presidenciais.