Brasil

Ministro das Relações Exteriores critica "climatismo" e "globalismo"

Ernesto Araújo também aproveitou para fazer declarações sobre a entrada do Brasil na OCDE

Por Da Redação
Ás

Ministro das Relações Exteriores critica "climatismo" e "globalismo"

Foto: Valter Campanato | Agência Brasil

Durante a apresentação de uma palestra na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, fez declarações críticas sobre os termos 'climatismo' e 'globalismo', citando que "O climatismo está para a mudança climática assim como o globalismo está para a globalização”, afirmou, acrescentando que a globalização é um fenômeno econômico que foi “capturado pela ideologia e transformado em globalismo”. 

No evento, que acontece pela primeira vez no Brasil, o ministro também comentou sobre a importância de debater mudanças climáticas e medidas adotadas pelo país que contribuam para a diminuição na emissão de gases. Na fala, Araújo também fez uma breve comparação entre a situação do Brasil e a China.

“Vamos controlar as emissões? 'Bora controlar as emissões. O Brasil é responsável entre 2% e 3% do total de emissões de CO2 e a China por cerca de 25%. No entanto, o Brasil deve assumir e vai manter compromisso firme de controle de emissões. A China só quer saber do acordo de Paris”, afirmou, dizendo que não era uma crítica à China.

O ministro também aproveitou para dar declarações sobre os comentários dos posicionamentos da 'esquerda' referente à falta de apoio dos Estados Unidos (EUA) para a  entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O presidente dos EUA, Donald Trump esclareceu que o apoio foi reforçado ao país.

“A esquerda diz que os Estados Unidos deixam de apoiar o Brasil na OCDE e o presidente Trump diz que os Estados Unidos apoiam o Brasil na OCDE e apoiam o presidente Jair Bolsonaro. O secretário (de Estado dos EUA) Mike Pompeo diz que apoia entusiasticamente o Brasil na OCDE. O que a ideologia faz? Reconhece o erro? Não”, disse. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.