É a cara da Bahia: Use chapéu de palha o ano inteiro!
Foto: Reprodução Pinterest
A arte de trançar palha é uma das mais fortes heranças culturais na Bahia. Nas regiões de Iaçu, Saubara e Porto de Sauipe, principalmente, o artesanato segue firme, passando de geração para geração. As peças feitas de forma manual rodam o estado e até mesmo o país, levando um pouco da nossa cultura para todo o canto.
E quem é baiana, com certeza já se cansou de usar os famosos chapéus de palha à exaustão quando chega o verão.
Esses acessórios artesanais são encontrados em diversos pontos turísticos da cidade e nas praias, e todo turista que chega, se encanta com a peça. São perfeitos para o verão, afinal, além de protegerem do sol, eles ajudam a dar aquela vibe rústica e descompromissada ao look.
Mas se engana quem pensa que essa é a única aplicação para o adereço. Os chapéus de palha também vão muito bem em looks mais sérios e urbanos, até mesmo no outono e inverno, sobretudo em Salvador, onde faz sol o ano inteiro.
Vale a pena apostar no chapéu para dar um ar muito mais produzido e estiloso à produção, afinal, a peça levanta qualquer short e t-shirt básicos.
Quem curte o estilo folk e boho, aquele com inspiração hippie, vai se identificar automaticamente com o acessório, que combina muito bem com roupas leves, tecidos fluídos e estampas coloridas.
Mas até mesmo em produções totalmente urbanas, o chapéu surpreende. Experimente combiná-lo com sneaker e calça jeans, trazendo mais bossa ao look "do asfalto". As mais ousadas podem deixar a criatividade fluir naturalmente, mesclando a palha com outras texturas como o jeans e o couro, e com cores e estampas bem pronunciadas.
Confira na galeria!