E-commerce brasileiro cresceu 20,56% nas vendas em 2021, aponta MCC-NET
Na avaliação regional, usando o período dos últimos 12 meses, o Nordeste apresentou o melhor desempenho
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O indicador MCC-ENET, parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital, informou que o mercado online brasileiro (e-commerce), que inclui o total de vendas de bens de consumo e entretenimento, cresceu 20,56%, em janeiro de 2022, quando realizada a comparação de dados com o mesmo período de 2021.
Quando a comparação entre os meses de janeiro de 2022 e dezembro de 2021 foi realizada, percebeu-se uma leve alta nas vendas realizadas pelo mercado online, no valor de 0,63%. A partir da análise dos últimos 12 meses, a expansão foi de 16,1%.
O faturamento do segmento, por sua vez, cresceu em 8,09% em janeiro de 2022, em relação a dezembro de 2021. O acumulado dos últimos 12 meses teve variação positiva de 25,31%.As informações são da CNN.
De acordo com Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da Câmara Brasileira da Economia Digital, a alta é sinal da "força do canal online nos hábitos de consumo brasileiro". As categorias de maior faturamento foram a de telefonia, informática, eletrodomésticos, móveis e eletrônicos.
Segundo o levantamento, as categorias que mais apresentaram progresso nas vendas foram foram equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (43,1%); móveis e eletrodomésticos (28,2%); e tecidos, vestuário e calçados (10,3%).
Na avaliação regional, usando o período dos últimos 12 meses, o Nordeste apresentou o melhor desempenho, com alta de 27,35%. Em segundo lugar veio o Centro-Oeste (25,70%) e em seguida, o Norte (24,68%), Sul (22,78%) e Sudeste (11,10%).