• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • É mito que mulheres perdem o interesse pelo sexo ao envelhecer, diz estudo
Saúde

É mito que mulheres perdem o interesse pelo sexo ao envelhecer, diz estudo

Para cerca de um quarto das mulheres, o sexo é muito importante, independete da idade

Por Da Redação
Ás

É mito que mulheres perdem o interesse pelo sexo ao envelhecer, diz estudo

Foto: Unsplash

Uma pesquisa americana que acompanhou mais de 3,2 mil pacientes por quase 15 anos afirmou que é mito que as mulheres perdem o interesse pelo sexo após a meia idade. 

“Cerca de um quarto das mulheres avaliam o sexo como muito importante, independentemente da idade”, disse Holly Thomas, autora principal de um resumo apresentado durante a reunião virtual anual da American Menopause Society em setembro de 2020. 

De acordo com Thomas, um número muito alto de mulheres ainda valoriza o sexo, o que não é uma coisa anormal. “Se as mulheres podem conversar sobre o tema com seus parceiros e garantir relações sexuais satisfatórias e agradáveis, estarão mais propensas a avaliar a atividade como muito importante à medida que envelhecem”, explicou.

“Na verdade, é muito encorajador que para um quarto das mulheres o sexo não só permanece no radar como é muito importante em suas vidas”, completou a doutora Stephanie Faubion, diretora médica da American Menopause Society, que não esteve envolvida no estudo.

Segundo ela, com as informações do estudo profissionais de saúde podem descartar a queda do desejo sexual de uma mulher por causa do envelhecimento. 

A pesquisa, que analisou dados de um estudo nacional multicêntrico chamado SWAN, que é um estudo nacional de saúde da mulher nos EUA, encontrou três caminhos distintos no sentido da importância do sexo na vida de uma mulher.

Pouco mais de um quarto das mulheres (28%) segue o pensamento tradicional sobre o assunto: valorizaram menos o sexo na meia idade. Por outro lado, um quarto das mulheres no estudo disse o oposto. Cerca de 27% delas disseram que o sexo ainda é muito importante ao longo dos 40, 50 e 60 anos, uma contradição impressionante da crença de que todas as mulheres perdem interesse com o avanço da idade.

Contudo, a maioria das mulheres (48%) caiu em um terceiro caminho: eles valorizaram uma vida sexual saudável quando entraram na menopausa, mas gradualmente perderam o interesse ao longo de seus 50 ou 60 anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário