'É muito difícil ele ir', diz Celso Amorim sobre presença de Lula na posse de Javier Milei
Apesar da vitória de Milei e das divergências políticas, a relação entre os dois países deve ser mantida
Foto: Reprodução/Globo News
Celso Amorim, assessor internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta segunda (20) em entrevista à GloboNews que não deve aparecer na posse do mais novo presidente da Argentina, Javier Milei.
"Acho que o presidente Lula, pelo que eu conheço dele, que haja sido objeto de ofensas pessoais, é muito difícil ele ir. Independentemente de outros convites que o presidente eleito Milei tenha feito, eu acho que ele não deve ir", respondeu Amorim.
O assessor também afirmou que apesar da vitória do Milei e das divergências políticas, a relação entre os dois países que compõem o Mercosul deve ser mantida e um representante da união deve ser enviado para a cerimônia. O recém eleito já chegou a defender propostas como a dolarização da economia argentina e fechamento do Banco Central.
Javier Milei foi eleito no domingo (19) com 55,95% dos votos, contra o governista Sergio Massa (44,04%). Os dois concorreram no segundo turno de uma das eleições mais disputadas da história recente da Argentina. Ele será o 52º presidente do país e lidará com a pior crise econômica em décadas, com a maior inflação em mais de 30 anos, mais da metade da população vivendo na pobreza e desvalorização cambial.