E-Palette é o sistema da Toyota que permitirá transporte e entregas com veículos autônomos
Veículos autônomos e elétricos entrarão em operação durante as Olimpiadas
Desenvolvido desde 2018, o e-Palette está mais perto da realidade em 2021. Fruto do investimento de US$ 1 bilhão, cerca de R$ 5,3 bilhões em áreas de tecnologia direção autônoma e inteligência artificial o novo veículo é na verdade um sistema de gestão de transporte.
O e-Palette estará disponível pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Tóquio em julho deste ano (caso a realização se confirme devido à pandemia). Funcionará de forma integrada às vilas olímpicas para o transporte de atletas com a gestão autônoma por meio do sistema Autono-MaaS e também do Sistema de Gestão de Mobilidade Autónoma (AMMS). As próprias vilas olímpicas estarão totalmente conectadas com sistemas de inteligência artificial em um projeto chamado Woven City.
O presidente da Toyota Connected Company, Keiji Yamamoto, disse que com a aplicação desta solução “o e-Palette avançado mostrará grande refinamento e crescerá com o sempre inacabado urbanismo interligado de Woven City”.
Os veículos são elétricos e autônomos disponíveis em três versões: transporte em massa como os ônibus, transporte individual e veículos para entregas em uma iniciativa onde fazem parte empresas como Amazon, Pizza Hut e Uber.