Michel Telles

É possível manter a dieta com as comidas de festa junina?

Beba muita água antes e durante a festa para ajudar a controlar a fome e evitar a tentação de comer em excesso

Por Michel Telles
Ás

É possível manter a dieta com as comidas de festa junina?

Foto: Divulgação

As Festas Juninas são uma celebração cultural rica e vibrante no Brasil, marcadas por comidas típicas deliciosas que podem, muitas vezes, desafiar nossas metas de saúde e dieta. No entanto, com moderação e escolhas inteligentes, é possível desfrutar dessas festividades sem comprometer seu bem-estar

Segundo Irani Gomes dos Santos Souza, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, manter a dieta durante as festas juninas pode ser desafiador, já que esses eventos costumam oferecer uma grande variedade de comidas deliciosas e, muitas vezes, calóricas. “No entanto, com um pouco de planejamento e escolhas conscientes, é possível aproveitar as festividades sem comprometer seus objetivos de saúde”, diz.

Aqui estão algumas perguntas e dicas para ajudá-los a manter a dieta durante as festas juninas:

Os doces e salgados típicos das festas juninas podem engordar?

Sim, podem assim como qualquer alimento consumido em grande quantidade. O que é fundamental lembrar é que é uma festa típica e muito esperada por todos, por esse motivo os alimentos devem ser consumidos, mas o exagero que não deve ser estimulado.

Durante o período de frio nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido, por isso parece que sentimos mais fome e precisamos comer mais. A melhor escolha são preparações feitas com alimentos termogênicos como, por exemplo, canela e gengibre e alimentos ricos em fibras, sendo o milho um excelente exemplo.

Quais são os riscos para os diabéticos nessa época?

O consumo de açúcar e mel é a maior preocupação para os diabéticos, então sugerimos sempre o uso de substituto do sabor adocicado. Os adoçantes naturais são indicados. Ressalta-se que existe um leque importante no mercado já produzindo alimentos típicos da época substituindo o açúcar/mel por adoçante, sem perder o sabor e textura dos alimentos típicos das festas juninas.

Até para quem não tem restrições alimentares, é perigoso degustar as comidas típicas em excesso?

Tudo em excesso pode levar a sobrecarga de nosso organismo, portanto sugiro aproveitar esse período de festividade importante consumido os alimentos típicos, entendendo que ano que vem tem mais e que esse momento deve trazer alegria e não frustração com consumo excessivo.

Quem tem outro tipo de restrição, como alergia a leite, pode se divertir também?

Pode e deve, porém é importante conhecer os ingredientes que foram utilizados na preparação que irá consumir. Caso compre em alguma quermesse ou estabelecimento é de responsabilidade do fabricante informar os ingredientes. Fique atento para que a festa seja só alegria.

Sobre a Faculdade Santa Marcelina

Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais,  e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética. Além disso, há também a opção de cursos na modalidade de ensino a distância, que incluem Administração, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar e Gestão de Recursos Humanos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário