E-título substitui o título de eleitor impresso no dia das eleições
Saiba quais são os outros aplicativos disponíveis para eleitores
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
É comum que eleitores que tiraram seus títulos a partir de 2018 não o tenham na forma impressa. Isso porque o aplicavo E-título funciona como um substituto do título impresso no dia da eleição. O app, que pode ser baixado em qualquer plataforma para uso no celular ou no tablet, oferece diversas facilidades e permite o acesso rápido a informações eleitorais.
Através do E-título, é possível gerar certidões de quitações eleitoral e crimes eleitorais, emitir e pagar multas, consultar o local de votação, justificar a ausência às urnas, se inscrever como mesário voluntários e outros serviços. Para os eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico, terá uma fotografia disponível, facilitando a conferência no momento do voto. (Eleitores que não realizaram o cadastramento biométrico ainda poderão votar).
Para utilizar o aplicativo, o eleitor deve inserir o número do título ou do CPF, nome, nome da mãe e do pai e data de nascimento. Depois, é só seguir os passos indicados. Por via de regra, não é necessário ter o titulo em mãos no momento de votação caso a pessoa saiba a seção e o local em que vota, apenas documento oficial com foto.
Outros apps
Além do E-título, outros aplicativos estão disponíveis para auxiliar eleitores. O Resultados permite que o cidadão acompanhe a apuração das eleições; o Boletim na Mão oferece uma cópia digital dos boletins de urna; Pardal permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral; Stickers reúne personagens de campanhas e ações de conscientização contra a desinformação; e o Mesário foi desenvolvido com o intuito de treinar e auxiliar mesários antes e durante as eleições.