• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • “É um padrão de política econômica lamentável", diz economista sobre corte de juro do INSS
Política

“É um padrão de política econômica lamentável", diz economista sobre corte de juro do INSS

Teto dos juros passará de 2,14% para 1,7% ao mês

Por Da Redação
Ás

“É um padrão de política econômica lamentável", diz economista sobre corte de juro do INSS

Foto: Reprodução / Metrópole

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) decidiu reduzir as taxas máximas de juros dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e a atitude foi considerada um equívoco pelo economista Benedito Salomão, doutor pelo PPGE-UFU entrevistado pelo Metrópole. 

“É um padrão de política econômica lamentável, uma coisa de quem não conhece economia. Uma ideia estapafúrdia que tiraram da cachola e não faz o menor sentido. Essa tentativa de tabelar taxa de juros para crédito consignado é uma política econômica de má qualidade", afirmou Salomão. 

O teto de juros vai passar de 2,14% para 1,7% ao mês, em casos de empréstimo consignado convencional. Nas operações com cartão de crédito, o limite máximo vai cair de 3,06% para 2,62%. A mudança foi articulada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, e aprovada com 12 votos a favor e 3 contra. 

Após a decisão, os bancos anunciaram a suspensão das linhas de crédito consignado para aposentados do INSS, alegando que não tem condições de arcar com os custos de captação de clientes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário