Economia cresce 0,3% em maio, aponta Monitor do PIB da FGV
Em 12 meses, a expansão do PIB é de 2,4%
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
O Monitor do PIB, divulgado na última terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta que a economia brasileira registrou um crescimento de 0,3% na passagem de maio para abril, impulsionada pelo consumo interno aquecido.
Na comparação com maio de 2023, houve expansão de 1,3%. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 2,4%. O levantamento funciona como uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB).
O estudo da FGV traz análise de indicadores que formam o PIB. O estudo é feito no intervalo trimestral, para melhor compreensão da trajetória dos dados e evitar “pontos fora da curva”.
No trimestre móvel terminado em maio, o consumo das famílias cresceu 4,6% em relação ao mesmo período de 2023, com maior influência do consumo de serviços e de produtos não duráveis.
No entanto, o levantamento destaca que o resultado, apesar de positivo, marca o fim de uma trajetória ascendente iniciada no começo do ano, ou seja, é uma expansão menor que a de meses anteriores.
A prévia da FGV se aproxima do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado na segunda-feira (15), que aponta crescimento de 0,25% em maio.