• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Economia criativa registra 814 mil novos postos de trabalho no 1º trimestre
Brasil

Economia criativa registra 814 mil novos postos de trabalho no 1º trimestre

Segmento agrega áreas da cultura, moda, design, arquitetura, comunicação, publicidade, entre outras

Por Da Redação
Ás

Economia criativa registra 814 mil novos postos de trabalho no 1º trimestre

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O setor de economia criativa registrou um ganho de 814 mil novos postos de trabalho, fechando o primeiro trimestre com 7,4 milhões de trabalhadores ocupados, número 12% maior que os 6,5 milhões analisados no primeiro trimestre de 2021. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (30), estão no Boletim de Economia Criativa produzido pelo Observatório Itaú Cultural.

O segmento agrega cultura, moda, design, arquitetura, artesanato, comunicação, publicidade, entre outras especialidades profissionais. Como mostra o levantamento, feito com base nos dados da Pnad Contínua, a retomada gerou um avanço real de postos de trabalho frente ao período pré-pandemia.

No primeiro trimestre de 2022, o segmento criou 570 mil postos a mais que os 6,8 milhões verificados no primeiro trimestre de 2020, um crescimento de 8% no intervalo. Ainda conforme a pesquisa, quando comparado o 1º trimestre de 2022 contra o 1º trimestre de 2021, o número de vagas totais ofertadas no Brasil, segundo o IBGE, cresceu 9%.

O total é 3 pontos percentuais menor que os 12% verificados nos setores criativos. No comparativo do 1º trimestre de 2022 contra o 1º trimestre de 2020, a economia brasileira registrou uma elevação de 2% a oferta de vagas, 6 pontos percentuais a menos que os 8% avaliados na economia criativa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário