PIB do Nordeste representa quase 14% da atividade econômica brasileira
Entre os estados da região, a Bahia é o que mais contribui, com 29,0% de participação

Foto: José Cruz/Agência Brasil
A economia do Nordeste é a que mais tem contribuído com o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Os números fazem parte do levantamento Info Nordeste 2025.
O estudo aponta que, nos últimos 30 anos, a região tinha cerca de 14% de participação na atividade produtiva nacional. De acordo com a SEI, esse percentual diminuiu no decorrer dos anos 1990.
Em 2022, último dado disponível, a taxa voltou a crescer até chegar a 13,8%. Entre os estados da região, a Bahia é o que mais contribui para o PIB, com 29,0% de participação, seguido de Pernambuco (17,7%).
Na lista das maiores atividades produtivas da região estão distribuídas entre agricultura (produção agropecuária e silvicultura), indústria (principais indústrias em valor de transformação) e comércio e serviços (distribuição das atividades em termos de valor e comércio exterior).
"A finalidade precípua deste Info Nordeste é ampliar o acesso desses dados e informações, despertando o interesse para as tendências que as atividades produtivas têm seguido na região, abrindo oportunidade para novos estudos que permitam compreender a atual dinâmica da região", diz Jadson Santana, economista da SEI.