• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Editora Òmnira lança obras africanas 'Kimpwanza' e 'Dicionário de Angolês' na Casa de Angola!
Cultura

Editora Òmnira lança obras africanas 'Kimpwanza' e 'Dicionário de Angolês' na Casa de Angola!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Editora Òmnira lança obras africanas 'Kimpwanza' e 'Dicionário de Angolês' na Casa de Angola!

Foto: Divulgação Assessoria

A Editora Òmnira lança nesta sexta, dia 10 de março, às 18 horas, no Centro Cultural Casa de Angola em Salvador (Praça dos Veteranos, 5 – Barroquinha), a coletânea *KIMPWANZA Poesias & Poemas com a participação de 19 poetas contemporâneos: cinco angolanos, 13 brasileiros, um moçambicano, um são tomense e um cabo verdiano. A Òmnira lança também o Dicionário de ANGOLÊS, do jornalista, escritor, pesquisador e ativista cultural brasileiro Roberto Leal. Dentro da programação, mais uma Edição do SARAU DO AGDÁ, com a poeta Jovina Souza & convidados; exposição de revistas e livros de autores africanos e brasileiros, da Editora Òmnira; bate papo com os autores presentes e coquetel ao final. O evento tem o apoio da Casa de Angola na Bahia, do Movimento Literário Kutanga e da UBESC – União Baiana de Escritores.  

O Dicionário de ANGOLÊS traz um apanhado de ditos populares dos guetos e musseques de Angola; traz mais ainda do Calão angolano, além da sua irreverência e seu poder de força da palavra; trazendo também as expressões mais ditas e faladas no cotidiano mwangolê. É dessa mistura que surge um novo dialeto, um novo idioma, uma nova língua ou um novo falar, o ANGOLÊS. Leal destaca que o livro diz muito em cada palavra retratada no seu verbete demonstrativo: “é de cada pedacinho que se pode montar a Cultura de uma forma positiva e viciante, costumeira”. 

São mais de 1.200 verbetes, dentre palavras e expressões, que levaram quatro anos de pesquisas, contando com a colaboração de mais cinco pessoas de diferentes regiões de Angola, que deixaram sua contribuição nessa obra: a Estudante de Jornalismo benguelense Edeltrudes de Brito; o advogado luandino Fernando Dyakafunda; o músico gospel uigense Nely Lucas e a estudante de Jornalismo luandina Paulina Catari, além de outras referências de publicações artísticas e acadêmicas. A obra é no formato Pocket e tem apresentação do jovem poeta, ator e diretor de cinema angolano Blandine Klander.  

KIMPWANZA - A coletânea tem apresentação da professora de letramento racial brasileiro, a poeta e crítica literária Jovina Souza, orelhas do poeta e ativista cultural são tomense Carlos Cardoso e arte de capa do chargista e escritor cabo-verdiano Moustafa Assem. Os coautores são: Ângela Maria Correia; Anne Siqueira; António Palembi; Baco Figueiredo; Caetano Barata; Carla de Jesus; Carlos Souza Yeshua; Eduardo Tchandja; Elizete Nunes de Almeida; Gloria Terra; Hera de Jesus; Ismael Farinha; Negra Luz; Paula Anias; Tatiana Deiró; Tonho de Paiaia; Valdeck Almeida de Jesus; Vinicius Cardoso e Wende Bocado.  

*KIMPWANZA na língua nacional angolana Kimbundo, significa: LIBERDADE

 

SERVIÇO:  

O quê: Lançamento da coletânea KIMPWANZA Poesias & Poemas e do Dicionário de ANGOLÊS. E SARAU DO AGDÁ. 

Onde:  No Centro Cultural Casa de Angola - Praça dos Veteranos, 5 – Barroquinha– Salvador/BA. 

Editora Òmnira/Namibe – Angola/2023: KIMPWANZA Poesias & Poemas, 128 páginas - R$ 40. Dicionário de ANGOLÊS, 86 páginas – R$ 35. 

Quando: Dia 10 de marco de 2023 (sexta-feira), às 18h. 

Entrada: Gratuita e aberta ao público.  

Informações: ASCOM/Revista Òmnira. WhatsApp +55 71 98736 9778 ou [email protected] 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário