Edmar Mothé: de vendedor porta a porta a fundador da BioMundo, rede que faturou R$ 250 milhões em 2024!
Bio Mundo completa 10 anos de existência este mês

Foto: Divulgação
Com uma trajetória inspiradora que vai do comércio ambulante de roupas ao comando da maior rede de produtos naturais do Brasil, Edmar Mothé é um exemplo de resiliência e visão empreendedora. Fundador da BioMundo, rede de lojas de produtos naturais com mais de 160 operações no país, Mothé transformou sua experiência como vendedor porta a porta em um negócio que faturou R$ 250 milhões em 2024. Uma jornada de determinação
Nascido em uma família simples no Espírito Santo, Mothé começou a trabalhar cedo, aos 12 anos, ajudando seu cunhado a vender roupas para turistas na praia de Guarapari. Eles estacionavam a Kombi em um local de grande movimento e apresentavam os produtos diretamente aos clientes. Com essa primeira experiência já aprendeu, na prática, os fundamentos da venda e do relacionamento com o consumidor.
Depois de mais alguma experiência com vendas, ainda no Espírito Santo, Mothé decidiu apostar no potencial de Brasília e mudou-se para a capital federal aos 22 anos. Ali enfrentou desafios iniciais, morando em uma pensão e dividindo quarto com outras pessoas. Trabalhou como vendedor de planos de aposentadoria e previdência privada porta a porta, experiência que considera um grande aprendizado: “Quem trabalhou vendendo porta a porta não teme nenhum desafio”, afirma.
Sua trajetória ascendente no setor de vendas o levou a atuar como vendedor de loteamentos e, posteriormente, a liderar o treinamento de uma equipe com quase 500 vendedores. Com o conhecimento adquirido e o dinheiro que conseguiu juntar, fundou em 1987 a Mundo dos Filtros, empresa de purificadores de água que se tornou referência no segmento e hoje atende cerca de 90% das residências de Brasília.
A criação da BioMundo e o crescimento acelerado
Atento às tendências de mercado, Mothé decidiu investir no segmento de alimentação saudável e produtos naturais. Tentou, inicialmente, ser franqueado neste segmento, mas não foi aceito - a marca entendia que o mercado de Brasília, onde já tinha 8 lojas, estava saturado. Então, em 2015, Mothé decidiu lançar sua própria marca ao lado de seus filhos Rafael, Bruna e Adriana. Assim nasceu a BioMundo e em apenas um ano e meio a empresa já contava com 26 lojas em Brasília.
Hoje, a BioMundo possui mais de 160 lojas em todo o Brasil e conquistou o Prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF) por quatro anos consecutivos. A marca se tornou Top of Mind como a empresa de produtos naturais mais lembrada de Brasília.
Reconhecimentos e premiações
A trajetória empreendedora de Mothé lhe rendeu uma coleção de prêmios e reconhecimentos, principalmente por sua contribuição para o empreendedorismo em Brasília. Entre suas conquistas estão:
5 prêmios Top of Mind como a empresa mais lembrada de Brasília no setor de produtos naturais;
Maior vendedor da TIM na região Centro-Oeste por cinco anos consecutivos;
Empresário do Ano pelo grupo Lead do Brasil;
Representante de Brasília na defesa das franquias durante a reforma tributária, ao lado de Rodrigo Pacheco;
Prêmio Líderes do Brasil, reconhecimento à relevância da BioMundo para Brasília;
Medalha Mérito Buriti, concedida a cidadãos que prestaram serviços relevantes à cidade;
Título de Doutor honoris causa por sua contribuição ao desenvolvimento econômico de Brasília;
Capa da revista Forbes, com a manchete: "O vendedor de porta a porta que criou a BioMundo e fatura R$ 200 milhões";
Réplica da medalha olímpica de Giovane Gávio, concedida pelo Comitê Olímpico Internacional como reconhecimento por sua trajetória como maior vendedor de filtros do Brasil.