• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Edson Fachin dá mais 30 dias para o governo apresentar plano de ação para indígenas isolados

Edson Fachin dá mais 30 dias para o governo apresentar plano de ação para indígenas isolados

A decisão do ministro atende o pedido da FUNAI

Por Da Redação
Ás

Edson Fachin dá mais 30 dias para o governo apresentar plano de ação para indígenas isolados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, estabeleceu o prazo de mais 30 dias para o governo federal apresentar um plano de ação para a proteção das terras indígenas com povos isolados e de recente contato. A decisão atende a um pedido da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), e foi proferida no bojo da ação em que o ministro deu 60 dias para o governo apresentar o plano. 

O despacho foi assinado no dia 22 de novembro e foi submetido a referendo do Plenário, mas a discussão foi suspensa após um pedido de destaque do ministro Kassio Nunes Marques. Agora, o caso deve ser analisado no Plenário do Supremo.

O prazo estendido vai valer não somente para a elaboração do plano, mas também para outras duas determinações feitas pelo ministro ainda em novembro.

A primeira trata da demonstração por parte da União, da existência de recursos necessários para executar o plano de ação, e a segunda é uma determinação para que o governo federal emita Portarias de Restrição de Uso para as referências de povos indígenas isolados, que se encontram fora ou parcialmente fora das terras indígenas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário