• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Educador baiano Anísio Teixeira é oficialmente patrono da escola pública brasileira
Brasil

Educador baiano Anísio Teixeira é oficialmente patrono da escola pública brasileira

A lei que concedeu o título ao educador foi sancionada pelo Presidente Lula na terça-feira (15).

Por Da Redação
Ás

Educador baiano Anísio Teixeira é oficialmente patrono da escola pública brasileira

Foto: SEB/Divulgação

O educador baiano Anísio Teixeira foi declarado oficialmente o patrono da escola pública brasileira. A lei foi sancionada nesta terça-feira (15), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.   

Anísio Spínola Teixeira nasceu no dia 12 de julho de 1900, na cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia, ele foi bacharel em Direito, gestor público, intelectual, educador e tornou-se uma figura importante na história da educação no Brasil.

Defensor da criação de uma rede de ensino que atendesse a todos, integrou o grupo de educadores responsáveis pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que propunha a reforma do sistema de ensino brasileiro. O educador participou da criação de universidades federais. Foi também chefe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do então Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), instituto que atualmente leva seu nome. 

Uma de suas contribuições mais importantes como secretário de Educação e de Saúde da Bahia foi a construção do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola Parque, localizada na Caixa D’água, em Salvador, fundada em 1950.

Anísio Teixeira morreu de forma misteriosa durante a ditadura militar no Rio de Janeiro, no 11 de março de 1971. Ele havia desaparecido e o corpo foi encontrado no fosso do elevador do prédio do imortal Aurélio, na Praia de Botafogo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário