Ela me pediu", diz Soraya Thronicke ao rebater críticas após a publicação de foto com Virginia Fonseca
Participação da influenciadora na CPI gerou polêmica nas redes sociais

Foto: Reprodução/Instagram
BRASÍLIA – A atuação da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), relatora da CPI das Bets, durante o depoimento da influenciadora Virginia Fonseca, na última terça-feira (13), dividiu opiniões nas redes sociais. Enquanto parte dos internautas elogiou o tom firme das perguntas feitas pela parlamentar, uma foto publicada por Virginia após a sessão provocou críticas e foi até chamada de “escárnio” por usuários do X (antigo Twitter).
Ao Farol da Bahia, Thronicke rebateu as críticas e destacou que Virginia não foi convidada como investigada.
“Ela foi convidada na condição de testemunha. Ela não está numa situação de, dentro de todo o espectro da CPI, ser considerada autora de crime, exatamente. Porque a nossa legislação ainda não tipifica certas condutas dessa nova forma de trabalhar, de fazer publicidade como influenciador”, explicou.
Sobre a polêmica da foto, a senadora disse que atendeu a um pedido da própria influenciadora: “Além de tudo, eu sempre trato todas as pessoas com urbanidade, com muito respeito. Ela me pediu. Eu fui me despedir, e ela pediu. Eu não ia jamais falar: ‘Não vou tirar foto com você’. Eu sou cordial.”
A CPI seguiu com outra sessão nesta quarta-feira (14), desta vez com o influenciador Rico Melquiades também na condição de testemunha. Ele chegou a simular uma partida ao vivo para demonstrar aos parlamentares a dinâmica do jogo.
Durante a sessão, Soraya voltou a mencionar a participação de Virginia no dia anterior e criticou a forma como ela se apresentou à comissão:
“O que me causa uma estranheza muito grande com relação à presente regulamentação é que as plataformas continuam com um apelo infantil. E até mesmo a própria influenciadora, ontem, a senhora Virginia... Eu achei que fosse o estilo dela de vestimenta, mas ela estava com um apelo bastante jovial, muito adolescente. E adolescente não pode jogar”, declarou.
Virginia compareceu à CPI usando moletom com a imagem da filha, maquiagem leve e óculos de grau. A aparência, diferente do visual habitual nas redes sociais, foi interpretada por alguns como uma tentativa de transmitir uma imagem de “inocência”.