Eleições 2022: 3 governadores e 6 prefeitos renunciaram aos cargos
Prazo de desincompatibilização termina neste sábado (2)
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Até a quinta-feira (31), pelo menos três governadores e seis prefeitos de capitais pediram renúncia dos cargos para poder disputar nas eleições deste ano. O prazo para desincompatibilização é de seis meses antes do primeiro turno e só poderá ser feito até este sábado (2).
Entre os governadores estão João Doria e Eduardo Leite, que deixaram os comandos de São Paulo e Rio Grande do Sul para se candidatarem a presidente da República, no entanto, os dois pertencem ao mesmo partido, o PSB. O terceiro a deixar o cargo de governador foi Wellington Dias, no Piuaí, para concorrer a uma vaga no Senado.
Entre os prefeitos de capitais aparecem Alexandre Kalil (PSD), em Belo Horizonte (MG), e Edvaldo Nogueira (PDT), em Aracaju (SE), que vão tentar o governo estadual. Quem está prestes a deixar o cargo é Gean Loureiro, em Florianópolis (SC). Marquinhos Trad (PSD), prefeito de Campo Grande (MS), afirmou para vereadores que entregará o comando da prefeitura. João Henrique Caldas (PSB), prefeito de Maceió, e Emanuel Pinheiro (MDB), prefeito de Cuiabá, também deixaram seus cargos.