Eleições 2022: empresário e advogado são as principais profissões dos candidatos
Pela primeira vez, policial militar aparece entre as seis profissões mais comuns
Foto: Agência Brasil
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados na última sexta-feira (19), mostram que empresário e advogado são as profissões mais frequentes entre os candidatos nas eleições deste ano. Além disso, pela primeira vez, os policiais militares estão entre as seis ocupações mais comuns nos registros de candidaturas. O levantamento não leva em consideração as categorias “outros” e “não informado”.
O ranking é liderado pelos empresários, que encabeçam a lista das profissões mais frequentes desde 2010. No total, são 3.644 empresários entre mais de 28 mil candidatos. Na sequência, aparecem os advogados, que já constaram como a principal ocupação nas eleições de 2006, 2002 e 1998. Ao todo, 2.059 candidatos informaram exercer a atividade.
Vereador, deputado e administrador também estão entre as profissões mais frequentes dos candidatos , em terceiro, quarto e quintos neste ano. Segundo o levantamento, a profissão de policial militar é a sexta mais comum, com 825 candidatos que declararam exercer a atividade, o que representa 2,89% do total de pedidos de registro.
No ranking dos estados, Amazonas e Distrito Federal se destacam pela maior proporção de candidaturas de agentes da segurança, com, respectivamente, 11,3% e 10,1% de todos os candidatos nessas unidades federativas. Em 2018, 89,9% desses profissionais concorreram a cargos eletivos por partidos de centro-direita ou direita, segundo o Fórum de Segurança Pública. Neste ano, este número saltou para 94,9%.