Eleições 2022: Lula não foi inocentado de todas as acusações, diz site
Levantamento aponta a existência de ao menos cinco denúncias contra o petista que foram trancadas
Foto: Ricardo Stuckert
Embora o ex-presidente e candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sustente o argumento de que foi absolvido de todas as acusações a seu respeito, um levantamento feito pela CNN Brasil, divulgado nesta quarta-feira (14), aponta a existência de ao menos cinco denúncias contra o petista que foram suspensas ou trancadas pela Justiça e, portanto, não decretaram sua inocência.
Entre as 11 ações elencadas, movidas contra Lula por supostos crimes cometidos durante as gestões do Partido dos Trabalhadores (PT) à frente do Governo Federal, há ainda três absolvições e três prescrições. Em março deste ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski atendeu a um pedido da defesa de Lula para “suspender a tramitação” da ação contra o ex-presidente no caso dos aviões-caça Gripen.
O pedido considera a suspeição dos Procuradores responsáveis pela denúncia, o que a tornaria inaproveitável. Menciona os casos do “Triplex do Guarujá” e do “Sítio de Atibaia” como exemplos do mesmo processo. De acordo com a acusação, Lula teria influenciado a então presidente Dilma Rousseff a comprar os aviões da empresa sueca SAAB em vez de optar pela francesa Dassault, o que configura tráfico de influência. A suspensão se mantém até o Supremo definir sua conduta a respeito da ação, que pode tanto ser encerrada quanto retomada.