Eleições 2022: pesquisa mostra Lula com 41% e Bolsonaro com 32% das intenções de voto
O Instituto ouviu por telefone 2.000 pessoas entre os dias 22 e 24 de abril
Foto: Agência Brasil
Dados mais recentes da pesquisa do banco BTG Pactual, realizada pela FSB e divulgada no início da manhã desta segunda-feira (25), mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 41% das intenções de voto contra 32% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Os resultados são do levantamento estimulado e mostram uma proximidade entre os dois candidatos em relação à pesquisa anterior. Em março, segundo a pesquisa, Lula tinha 43% e Bolsonaro 29%.
Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) são os outros dois candidatos mais citados pelos eleitores, com 9% e 3%, respectivamente. Os demais candidatos, que há um mês somavam 13%, caíram drasticamente e aparecem com apenas 5% das intenções de voto nesta segunda-feira. A indicação de “não voto” passou de 4% para 8% e indecisos somam 1%.
Em relação ao voto espontâneo, o instituto aponta que Lula tem 36% das indicações de voto e Bolsonaro aparece com 30%. O resultado mostra um achatamento no saldo entre os dois, já que, no levantamento anterior, Lula marcava 38% e Bolsonaro tinha 27%.
O Instituto ouviu por telefone 2.000 pessoas entre os dias 22 e 24 de abril.
Segundo turno
A pesquisa aponta, ainda, que Lula venceria Bolsonaro no principal cenário de segundo turno por 52% a 37%. Já nos demais cenários, Lula tem uma margem ainda maior, derrotando qualquer eventual adversário com uma diferença de pelo menos 20 pontos percentuais.