Eleições 2022: regularização do título de eleitor vai até 4 de maio
Pendências impossibilitam a participação nas eleições deste ano
Foto: Agência Brasil
Os cidadãos brasileiros têm até o dia 4 de maio para regularizar as pendências no título de eleitor para as eleições deste ano. Após esse prazo, o eleitor que não resolver os problemas com a Justiça Eleitoral fica impossibilitado de votar. Neste ano, serão disputados os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. O primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro. Se houver segundo turno, ele será realizado em 30 de outubro.
O prazo do dia 4 de maio vale, ainda, para quem vai pedir a primeira via do título de eleitor para votar pela primeira vez. Para realizar a regularização do título, no entanto, o cidadão precisa verificar a situação do documento em questão no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma das pendências mais comuns é a necessidade de quitação de multas pela ausência, sem apresentação de justificativa, em eleições passadas.
O eleitor que tiver débitos com a Justiça Eleitoral deve gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e fazer o pagamento. Depois disso, é preciso aguardar a identificação do pagamento pela Justiça Eleitoral e o registro da zona eleitoral. Só após a quitação dos débitos é que o título pode, então, ser regularizado. Esse procedimento, por sua vez, pode ser realizado pela internet, através da plataforma Título Net ou pela página de autoatendimento do eleitor, ambas do TSE.