Eleições

Eleições 2022: regularização do título de eleitor vai até 4 de maio

Pendências impossibilitam a participação nas eleições deste ano

Por Da Redação
Ás

Eleições 2022: regularização do título de eleitor vai até 4 de maio

Foto: Agência Brasil

Os cidadãos brasileiros têm até o dia 4 de maio para regularizar as pendências no título de eleitor para as eleições deste ano. Após esse prazo, o eleitor que não resolver os problemas com a Justiça Eleitoral fica impossibilitado de votar. Neste ano, serão disputados os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. O primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro. Se houver segundo turno, ele será realizado em 30 de outubro.

O prazo do dia 4 de maio vale, ainda, para quem vai pedir a primeira via do título de eleitor para votar pela primeira vez. Para realizar a regularização do título, no entanto, o cidadão precisa verificar a situação do documento em questão no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma das pendências mais comuns é a necessidade de quitação de multas pela ausência, sem apresentação de justificativa, em eleições passadas.

O eleitor que tiver débitos com a Justiça Eleitoral deve gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e fazer o pagamento. Depois disso, é preciso aguardar a identificação do pagamento pela Justiça Eleitoral e o registro da zona eleitoral. Só após a quitação dos débitos é que o título pode, então, ser regularizado. Esse procedimento, por sua vez, pode ser realizado pela internet, através da plataforma Título Net ou pela página de autoatendimento do eleitor, ambas do TSE.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário