Eleições: 214 municípios têm apenas um candidato ao cargo de prefeito
Estudo realizado pela Confederação Nacional de Munícipios mostrou que o número dobrou comparado à última eleição
Foto: Reprodução Confederação Nacional de Munícipios
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou nesta semana que 214 municípios têm apenas um candidato ao cargo de prefeito. Esse é o maior número de candidaturas únicas desde 2000. O número dobrou em comparação com 2020. Na época foram 107 municípios com um único candidato a prefeito.
Nas eleições de 2024 também houve uma queda de candidatos aos cargos de prefeitos, sendo 15.441. Isso representa uma redução de 20,3% em comparação com as últimas eleições.
"É uma queda significativa. Quando avaliamos todos esses dados juntos, pensamos na hipótese mais provável de que os desafios crescentes desestimulam as pessoas a entrarem na disputa eleitoral, especialmente para a vaga de prefeito”, afirma Paulo Ziulkoski, presidente da CNM.
A pesquisa da CNM identificou que o fenômeno de candidato único à prefeitura ocorre principalmente nas cidades pequenas com média de 6,7 mil habitantes. Os estados com mais cidades nesse cenário são o Rio Grande do Sul com 43 cidades representando 61%, seguido por Minas Gerais com 41 cidades, São Paulo com 26 e Goiás com 20.
Esses candidatos são, em sua maioria, homens, brancos, casados e com idade média de 49 anos. Também foi observado um menor grau de escolaridade quando comparado ao total dos candidatos a prefeito no país.
Ziulkoski afirma que as dificuldades para candidatura não são apenas a falta de recursos financeiros e técnicos. "As dificuldades incluem questões burocráticas e entraves jurídicos, que tornam a vida pública muito penosa na ponta", declara.